Site officiel du diocèse de Chersonèse Patriarcat de Moscou

Felicitação pascal do Nestor, bispo de Korsoun



Felicitação pascal do Nestor, bispo de Korsoun
Meus bem-amados no Senhor pais, irmãos e irmãs!

CRISTO RESSUSCITOU!

Com alegria e profunda emoção dirijo a todos vós a saudação pascal. Gostaria muito de felicitar cada um de vós pessoalmente, partilhar com cada um o júbilo que nos dá o Senhor Ressuscitado - com o clero, que me é muito querido, da diocese de Korsun e das paróquias da Igreja Ortodoxa Russa em Itália, com assíduos e dedicados paroquianos de todas as nossas igrejas, espalhadas por vários países da Europa Ocidental. Bem como com todos aqueles que talvez cruzassem o limiar de um templo uma única vez por ano ou, digamos, por um acaso, nesta santa noite de Páscoa.

É que Deus nada faz por acaso, e ninguém Lhe é alheio. Todos nós temos igual valor infinito para Ele. Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho Unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (S. João 3, 16).

No ícone da Ressurreição, vemos como o Cristo Salvador retira, pela mão, o Adão do abismo das profundezas infernais. Mas o Adão somos todos nós, todo o género humano, todos os seres humanos que viveram outrora, vivem e ainda viverão na face da terra.

Assim se cumprem as palavras do Salvador: Eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim (S. João 12, 32). O nosso Senhor, que venceu a morte, levanta-nos com Ele, atrai-nos ao Seu Reino eterno, Reino que não é deste mundo (S. João 18, 36), que se encontra fora do alcance da nossa compreensão, para além do horizonte de pensamento humano.

Que é, ao mesmo tempo, tão próximo de nós, nestes dias pascais.

Quero, meus queridos, que o júbilo que nos dá o Senhor Ressuscitado ilumine sempre os caminhos das vossas vidas, ajudando a ultrapassar todas as dificuldades e obstáculos. E que ressoem sempre nos nossos corações estas palavras, eternamente vivas:

CRISTO RESSUSCITOU! EM VERDADE RESSUSCITOU!


O BISPO DE KORSOUN
Páscoa Cristã, ano 2011, Paris

Vendredi 22 Avril 2011